top of page
Foto do escritorAriella Doboszewski

Testes e Correções

Atualizado: 6 de jul. de 2024


Título: Bacamarte joia.









Resumo: 


BACAMARTE JOIA é um artefato baseado em dois arquétipos  relacionados com a pesquisa da artista. É constituído por uma arma conceitual e um videoarte baseados nos arquétipos do heroi e do fora da lei que utilizam as armas na criação das suas narrativas heroicas ou vilanescas. O bacamarte joia foi confeccionado com pedras lapidadas de jade e  hematita e possui prata e aço inoxidável. O jade foi escolhido pela dureza e a cor azul que remete às fardas dos bacamarteiros e a hematita natural, niquelada e o aço remetem ao elemento químico do ferro presente na constituição de armas. A prata foi incorporada como elemento mole da joia representante da dualidade da experiência humana entre a escolha do bem e do mal. O  Bacamarte é utilizado nos festejos culturais dos Bacamarteiros do Nordeste do Brasil que homenageiam os soldados herois da guerra do Paraguai (enquanto que o Brasil era império) e,  também, relembram  o  fora da lei chamado Lampião, pertencente a um bando famoso de ladrões e assassinos que causou medo em cidades do interior e constitui material literário para diversos filmes brasileiros e criações na esfera digital. Os bacamarteiros estão presentes em narrativas transmídias que atuam na preservação das tradições e divulgação cultural.






Testes e Correções


A criação artística de um bacamarte joia, uma arma ornamental, veio da somatória de elementos antagônicos apresentados pela manifestação cultural e artística dos bacamarteiros que trazem o arquétipo do heroi e do fora da lei. Existirá um videoarte acompanhando o bacamarte joia. 

O videoarte iria ser executado com imagens elaboradas com IA. Inicialmente, foi pensado  o uso dos softwares como Luma e https://openai.com/index/sora OpenAi Sora.  Porém, optou-se por outros sites de construção de imagens com inteligência artificial: dreamstudio, nightcafe e dreamlike.art.  Também, percebeu-se que a descrição por meio da inteligência artificial não conseguiria abarcar o bacamarte joia conceitual desenvolvido fisicamente. Assim, foi decidido que era necessária uma gravação do bacamarte joia para o videoarte.  Assim, a  execução do videoarte tem o objetivo de trazer à memória os arquétipos do heroi e do fora da lei em suas preocupações e batalhas na disputa entre o bem e o mal dentro do inconsciente humano e transportado para o mundo das artes. O vídeo será um curta de até 2 minutos. 

Durante a gravação do videoarte houve uma queda do suporte fotográfico ao qual o mesmo estava pendurado. O suporte ficou instável por causa do peso do bacamarte joia e o movimento do mesmo com o transpassar do vento natural. Nesse sentido, foi necessário que uma pessoa pudesse segurar o suporte enquanto a filmagem estava ocorrendo. A iluminação natural deu lugar a uma forte chuva e por este motivo, utilizou-se um guarda sol colorido para proteção do artefato durante parte das filmagens. Nesse sentido, o aspecto de  reflexão da luz na face lapidada das pedras com cores e um brilho a mais por causa do efeito molhado na água. 









Sobre a parte física do trabalho, o aspecto  estético  vai além de um bacamarte antigo. Foi criado um estilo mais aberto e criativo,  com pedras facetadas.  Foram duas escolhas principais. A primeira é a cor azul que está relacionada com os bacamarteiros e suas associações com os antigos soldados da guerra do Paraguai que utilizavam o azul nas fardas. A segunda é a cor cinza e cor  metálica. Estas cores remetem ao fogo das armas, lembrando o caminho  das provas dos herois e também significa do uso das armas (as mesmas armas) pelos foras da lei.  A estrutura interna do bacamarte joia foi pensada com  três metros de fios de prata. Entretanto, foram utilizados apenas 2 metros de prata e   fios de  aço preenchidos pelas pedras de jade e hematita. Os fios de aço inoxidável mais grossos de 1,2mm de espessura não foram utilizados, primeiro pela falta de necessidade, segundo pela dificuldade de aceitar pressão do material para encurvar. Sendo assim, o material de aço de 0.8 mm apresentou melhor desempenho e maior facilidade de manusear. Como o bacamarte joia assumiu um formato conceitual, não foi necessário o uso do fio de aço mais grosso que só foi utilizado  para construção do suporte de pendurar. Para manter o formato antigo e projetado, o bacamarte joia iria ser opaco em aço por dentro e esta situação poderia causar problemas de transporte aéreo pela polícia federal do Brasil e pelas autoridades policiais de Portugal. Então, o elemento vazado e conceitual pôde ser entendido como uma adaptação importante na viagem do Brasil até Portugal.   









O bacamarte joia iria ser  colocado em um expositor e uma cobertura de acrílico transparente para remeter ao símbolo arquetípico da  joia do confronto do guerreiro e do vilão e a união inesperada do heroi e do fora da lei presente nas artes. Entretanto, a fabricação não ocorreu bem por conta do peso dos materiais, os fios de aço sempre entortaram. Assim, foi necessário modificar para uma arma conceitual, aberta, apenas com os elementos principais, mas com a possibilidade de ser pendurada e ser balançada com um simples toque ou o vento, atribuindo assim, um movimento entre as forças duais e da batalha dos arquétipos do heroi e do fora da lei em suas propostas e das narrativas  do conflito entre o bem e o mal.  Para ilustrar o videoarte, será colocada a música O Fortuna, escrito por Carmina Burana com versão de Carl Orff.  O trecho da  música traz o cenário do conflito e das provas que o ser humano pode passar em sua aventura terrestre, entre o heroi e o fora da lei, arquétipos universais. Assim, ilustra a escolha entre aquilo que cresce e o que decresce conforme a fortuna como a deusa da sorte e também do azar.  


Material e Técnicas


O material escolhido foi de pedras em três  cores, azul,  cinza e metálico. A escolha das cores são relacionadas com o significado do efeito dual entre o heroi e o fora da lei e a cor azul relacionada com o uso da farda como elo de significado para os herois e sua comunidade  e as cores cinza e metálico que representam as armas que os herois e fora da lei utilizam.  Foi considerada a retirada do mini chapéu do couro, posto que iria atrapalhar a simetria do bacamarte joia conceitual que possui efeitos metálicos e das pedras facetadas e da prata. 









 Pedra jade azul briolet 


A pedra jade foi pensada por ser resistente, dura (6-7 na escala mols), e fácil de encontrar já na forma azul e por ser uma pedra ornamental utilizada em muitos tipos de ornamentos por diversas  civilizações e também para machados e armas. Ainda não é possível afirmar se a jade comprada foi jadeíta ou jade nefrita. Informação que foi solicitada ao fornecedor para constar na versão final do  trabalho. 

 

Pedra Hematita Fe2O3


A pedra hematita é óxido de ferro de dureza 5,5 a 6,5 da escala moles, o qual foi escolhido por ser a pedra da qual o ferro é extraído. Dessa forma, remete ao ferro e ao aço. Afinal, do ferro é possível confeccionar o aço do qual são feitas as armas, espadas. A escolha foi da hematita natural e dela com revestimento de níquel para dar um acabamento metálico  prateado no bacamarte joia.


 A técnica mais adaptada para o bacamarte joia conceitual  é o entrelace de pedras em  fios de prata  e fios de aço para sustentação e adorno com pedras de  jade  e de hematita. 

O desenho básico do bacamarte joia conceitual tomou uma forma mais estilizada e aberta, conforme for o desenvolvimento criativo durante a execução de acordo com o peso dos materiais e para evitar também confusões de translado internacional com as autoridades policiais brasileiras e portuguesas






Figura 2. Hematita natural em lapidação rondel facetado 8x5 mm e em  filete 8,8x2,7mm e hematita niquelada arroz 8x5 mm. Jade azul com lapidação briolet de 10mm.


Quantidades: 6 fios de hematita natural filete, 1 fio de hematita natural rondel facetado, 1 fio  hematita esfera facetada 10mm, 12 fios de jade azul briolet.


2 metros de fios de prata na espessura de 0.70mm, 5 metros de fio de aço inox qualidade superior, algumas argolas em aço e algumas mini argolas em prata.     






As figuras abaixo foram construída com inteligência artificial e poderão ser apresentadas no videoarte:


















Bibliografia: 



Melo, Adeilson Pessoa de. (  2007). Caracterização do jade e dos silicatos da família do jade para aplicação em dosimetria das radiações. USP. Tese https://doi.org/10.11606/T.85.2007.tde-29112007-153023  


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page