Hoje é o início da jornada do Doutoramento em Média-Arte Digital pela UALG (Universidade do Algarve) e pela Universidade Aberta (UAB) e o presente Diário de Bordo Ari-Múndi vai deixar os leitores verem um pedaço desse meu planeta colorido que pode ser rosa Barbie, azul e em outras vezes é amarelo. Mas nunca será cinza que é cor de presídio. Podemos ver o amarelo na marcante obra os girassóis de Van Gogh.
Na minha análise, a obra os girassóis de Van Gogh é linda, mas triste. Parece um sol escaldante de uma desilusão. Aliás, essas flores quase perdendo a vida parecem aquelas coisas e pessoas que foram boas que já não são agora. A publicidade usa a psicologia das cores e o amarelo para o otimismo, alegria. Mas, parece que um artista talentoso consegue fazer um amarelo ficar triste e um preto que significa luto, tristeza, sofisticação em outro significado. Vejamos um Toulouse-Lautrec.
A senhora pensativa de amarelo com preto parece à vontade num momento trivial da festa. Aliás, muito à vontade no que parece ser o Moulin Rouge. Agora vejamos o próximo quadro com bastante preto e que transmite muita diversão:
A figura feminina central se destaca em iluminação e em movimento. A dança cativa a atenção de muitos homens no fundo de preto, mas a primeira senhora do quadro com vestes de cor salmão, usando pele branca e chapéu com plumas é quem desvia o olhar da dançarina. Parece constrangida.
- Será que as meias vermelhas eram indecentes?
Talvez a dama não possa olhar a dança de quem mostra as pernas à pessoas estranhas.
Espero mostrar as meias vermelhas do doutoramento em Média-Arte Digital.
Tomara que você não desvie o seu olhar ou se desviar que pelo menos apareça num quadro famoso.
コメント