top of page
Foto do escritorAriella Doboszewski

O símbolo do sucesso



Comprei por impulso um pequeno estojo de pasteis à óleo e já caí no sofá para fazer o primeiro teste das cores. Diante do cenário que é o início do Doutoramento, milhões de textos para analisar , um site para achar os caminhos perdidos, entendi a aflição de muitos dos estudantes colegas que estão comigo. Para responder ao questionamento próprio e quase indecente, pois que a pergunta não é nem mesmo ouvida, achei o velho caderno das anotações das ideias do meu livro (Anarquia das Qualidades-Identifique o excesso e reaja agora) e li todas aquelas anotações de esboços feitos em anos passados.

Olhando que ainda restavam páginas brancas, fixei a atenção em uma delas para resolver a pergunta que nem foi feita. Vaguei a mente e surgiu a ideia de desenhar o símbolo que representasse sucesso. Não sabia nem mesmo o que iria desenhar, mas no final restou o que parecia uma flor.

Então, percebi que estamos já na primavera e que só se nota porque muitos Ipês estão florescendo em toda a cidade de Recife. Mas o que eu desenhei existiria? Esqueci a questão e fui fazer as coisas de vida e surpresa! Lembrei que flor foi aquela que apareceu na minha imaginação desenhada.

É a Alamanda (Allamanda grandiflora! Uma das flores mais comuns que se acha em qualquer esquina e que floresce o ano inteiro. É bonita, mas a beleza de florescer o ano todo, inclusive no inverno chuvoso dá a impressão que é trivial demais, desimportante. Qualquer canteiro mequetrefe ou terreno baldio e até mesmo em muros a flor se apresenta.

E de tanto florescer em qualquer lugar e momento, sem cuidados, pouca água e sem adubos, dando flores aos bons e aos maus, em lugares bonitos e lugares feios, em bairros ricos e em bairros baratos, no sertão, no litoral, na zona da mata, em jarros, em latão, em baldes, no chão, em terra preta, beira de estrada , beira de estradas e até em areiais.

Tal flor parecia desaparecer aos meus olhos tão acostumados com essa beleza!

Então, entendi que a Alamanda vale muito mais do que um magnífico Ipê de primavera no Brasil ou uma Cerejeira de 3 dias no Japão. Pois é a força que floresce faça chuva e faça sol. Nos dias quentes e dias frios, em água e em seca, no frio do Sul e no calor do Nordeste. Isso só pode ser resistância, adaptação e florescimento. Alamanda significa o sucesso!





Aqui o link do livro mencionado

17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
Nov 05, 2023

Van Gogh gostaria de ver esta cor amarela

Like
bottom of page