Foto dos Bacamarteiros Mandacaru
Foto dos Bacamarteiros da Paz
O gatilho ocorreu quando pude observar o chapéu do Lampião como homenagem dentro do grupo de Bacamarteiros Abreu e Lima. O Chapéu original foi trocado para contar a história do fora da lei Lampião e misturar com a narrativa do soldado heroi que voltou da Guerra do Paraguai. Apesar dos dois eventos não terem relação direta. O fato que os liga é o território de origem, pois o sertão do nordeste brasileiro foi a casa de muitos soldados da guerra e casa de Lampião e do seu bando de cangaceiros que representam o arquétipo do fora da lei.
============================================================================================================================
Gatilho de “O Beijo”.
Introdução
“O Beijo” é uma produção do artefato para apresentação ao Doutoramento em Média-Arte Digital da Universidade do Algarve e da Universidade Aberta. O gatilho de “O Beijo” veio por meio de um insight sobre a forma de comunicação afetiva que é o ato de beijar em suas variadas maneiras de provocação de reações e sentimentos. O beijo evoca laço, união, amor, paixão, mas também pode ser ato de desespero e até de violência. Nesse sentido, “O Beijo” será retratado como uma forma de expressão humana. Para cumprir a obrigatoriedade do artefato ser vinculado ao tema da tese, o presente trabalho vai representar o beijo com alguma inspiração ao urso e à La Ursa do carnaval Pernambucano.
Beijo proibido. A Frieza da falta de beijos.
O contexto médico mundial recente do planeta proibiu o beijo e trouxe a colocação de máscaras frias e redutoras do contato humano e da beleza das formas dos rostos. A feiúra das máscaras e a falta de beijos por motivos médicos foi uma característica geral associada ao medo da morte e também de viver. Assim, o retorno à vida normal trouxe aos poucos o retorno dos antigos hábitos humanos de expressão do sentimento atrelado ao contato físico entre pessoas próximas.
O gatilho veio por meio da lembrança do mundo normal e seus passados afetivos que vinculavam um beijo na face ou boca como um sinal sincero de compaixão e carinho. Essa memória trouxe a lembrança de diversas situações em variadas etapas e idades da experiência em que um beijo forneceu o alimento puro da mais absoluta ternura e solidariedade. Por um beijo se define um casamento e pode se distinguir uma amizade verdadeira de uma falsa. Foi por um beijo que uma traição foi comunicada na história de Jesus, mas “O Beijo” como obra artística não representa nenhuma linhagem religiosa, muito menos doutrinária.
Ser amado e amar pode ser um sonho comum e a representação será por meio da obra de arte “O Beijo”. As opções para o desenvolvimento da obra estão em estudo e na possibilidade de cursar disciplinas para a compreensão em termos tecnológicos de algumas possibilidades fora da curva já experimentadas. “O beijo” poderá ser apresentado de forma lúdica em associação a La Ursa e de um urso.
O tema poderá ter duas perspectivas: a perspectiva de ser beijado com ênfase nesse enquadramento ou a perspectiva de quem beija. E a história a ser contada é a do beijo como o sopro da vida. Sendo que “O Beijo” será representado como manifestação de laço, de carinho entre aqueles que se gostam. O trabalho será apoiado na sensação de ser beijado e na sensação de beijar. Poderão existir pinturas ou gravuras, mas a possibilidade ainda está sendo analisada. Alguns tópicos serão abordados em consonância com a obra artística.
“O beijo” em várias instâncias
O beijo pode ser um consolo entre amigos;
O beijo de carinho entre pais e filhos;
O beijo acolhedor da esposa e do marido;
O beijo apaixonado do casal de namorados.
-A quem você envia o beijo? -A quem tu envias o beijo?
A pergunta consiste numa atividade interativa proposta por meio de Post It. A pessoa será estimulada a escrever o nome de alguém no post It e poderá dar um beijo no post It que será afixado no local desejado - mural do quadro da foto do beijo temático.
Serão seis tipos de beijos temáticos :
1- Beijos da La Ursa e do Urso
2- Beijo família (quadro no centro e post it beijos dos visitantes ao redor)
3- Beijo fraterno (idem)
4- Beijo quero te namorar (idem)
5- Beijo vivendo paixão (idem)
6- Beijo amor ilimitado (idem)
O uso de tecnologias digitais como plataformas da obra ainda estão em etapa de definição. Mas, há a possibilidade de instalação de QRCODE que levará para um vídeo artístico que possa ser reproduzida ou alguma animação ou imagem em movimento sobre o beijo. Também é cogitado confeccionar uma obra de montagem em acrílico transparente e madeira com instalação de bolinhas coloridas (aquelas que absorvem água) e um apetrecho de iluminação especial com sensibilidade e mudança de cores (componente elétrico) em um sistema fechado em que hajam duas entradas para mãos (uma à esquerda e outra à direita) para que haja a possibilidade de toque interativo em simulação de um beijo de mãos (mãos se tornando línguas) e o meio transparente das bolinhas com iluminação remete ao encontro de duas bocas e que possa ser interativo e fotografável. Para complementar, um mural dos beijos post it será confeccionado pelo público à medida que houver participação. Nesse sentido, avisos explicando a possibilidade de deixar o beijo em post it constarão por escrito na parede e serão de fácil compreensão. Alguns post it poderiam ter o formato de boca, mas será necessário encontrar o formato para comprar ou uma maneira de encomendar. Algumas questões:
-A parede utilizada terá facilidade para colar o post it?
-Será que é necessário fixar alguma base papel, cartolina ou semelhante?
-Como serão afixadas as fotografias?
-Existe algum suporte para exibição?
Conclusão
O gatilho de “O Beijo” foi a lembrança espontânea e positiva de vínculos positivos em diversos momentos da minha vida. Assim, representar “O Beijo” é agradecer a mais bons momentos que chegarão em fluxo de experiências para os próximos capítulos do viver.
Comments